Mestre do cinema contemplativo, Tsai Ming-Liang é autor de uma prolífica filmografia que se estende por mais de três décadas e transpõe géneros e formatos. Nascido na Malásia no seio de uma família chinesa, estudou cinema em Taiwan e foi lá que iniciou a sua carreira. Hoje é considerado um dos nomes maiores do cinema contemporâneo, celebrado pelo seu meticuloso trabalho na manipulação da luz e do tempo.
Associado ao Novo Cinema de Tawain — movimento encabeçado por cineastas como Hou Hsiao-Hsien e Edward Yang —, desde cedo distinguiu-se pelos seus retratos da solidão urbana, tingidos de erotismo e desejo, e pelas longas colaborações que estabeleceu com um grupo de atores (que, recorrentemente, interpretam as mesmas personagens). Lee Kang-Sheng, uma das constantes na sua obra, é notável pela sua atuação tão penetrante como silenciosa, em enredos celebremente minimalistas, ambientados em espaços citadinos desoladores.
Em 2013, o cineasta anunciou que se retiraria da realização de filmes narrativos e, desde então, tem explorado as possibilidades dos espaços expositivos de museus e galerias — Visage foi o primeiro filme a ser incluído na coleção do Museu do Louvre. O interregno no cinema não seria, contudo, definitivo e em 2020 Tsai Ming-Liang voltou ao grande ecrã com a longa-metragem Days.
Entre janeiro e fevereiro, apresentamos uma retrospetiva integral das suas obras de ficção para cinema, bem como um conjunto das suas curtas e longas-metragens que quebram barreiras de género.
O Sabor da Melancia (The Wayward Cloud), Tsai Ming-Liang, 2005
–
Mestre do cinema contemplativo, Tsai Ming-Liang é autor de uma prolífica filmografia que se estende por mais de três décadas e transpõe géneros e formatos. Nascido na Malásia no seio de uma família chinesa, estudou cinema em Taiwan e foi lá que iniciou a sua carreira. Hoje é considerado um dos nomes maiores do cinema contemporâneo, celebrado pelo seu meticuloso trabalho na manipulação da luz e do tempo.
Associado ao Novo Cinema de Tawain — movimento encabeçado por cineastas como Hou Hsiao-Hsien e Edward Yang —, desde cedo distinguiu-se pelos seus retratos da solidão urbana, tingidos de erotismo e desejo, e pelas longas colaborações que estabeleceu com um grupo de atores (que, recorrentemente, interpretam as mesmas personagens). Lee Kang-Sheng, uma das constantes na sua obra, é notável pela sua atuação tão penetrante como silenciosa, em enredos celebremente minimalistas, ambientados em espaços citadinos desoladores.
Em 2013, o cineasta anunciou que se retiraria da realização de filmes narrativos e, desde então, tem explorado as possibilidades dos espaços expositivos de museus e galerias — Visage foi o primeiro filme a ser incluído na coleção do Museu do Louvre. O interregno no cinema não seria, contudo, definitivo e em 2020 Tsai Ming-Liang voltou ao grande ecrã com a longa-metragem Days.
Entre janeiro e fevereiro, apresentamos uma retrospetiva integral das suas obras de ficção para cinema, bem como um conjunto das suas curtas e longas-metragens que quebram barreiras de género.
Programa completo
Rebels of the Neon God, 1992
Vive l’amour, 1994
The River, 1997
The Hole, 1998
What Time Is It There?, 2001
Goodbye, Dragon Inn, 2003
O Sabor da Melancia (The Wayward Cloud), 2005
I Don’t Want to Sleep Alone, 2006
Visage, 2009
Stray Dogs, 2013
Afternoon, 2015
Sand, 2018
Days, 2020
Sessões
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
Famílias
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
Outros eventos
©2024 Batalha Centro de Cinema. Design de website por Macedo Cannatà e programação por Bondhabits