A história do cinema está repleta de filmes de grande sucesso, que ultrapassam gerações, mas também de filmes esquecidos. Alguns, décadas após a sua estreia, são resgatados e restaurados, ganham uma nova vida e percorrem festivais. Mas nem sempre chegam às salas de cinema. Com duas sessões por mês, o programa Tesouros do Arquivo propõe a (re)descoberta das últimas obras restauradas por importantes laboratórios, arquivos e cinematecas. Obras cuja importância para a história do cinema é já reconhecida, mas também outras, de múltiplas geografias, que por diversas circunstâncias não chegaram ao grande público. Em todas elas encontramos olhares e indagações prementes, que justificam a sua revisitação — quer tenham sido realizadas há 20 ou 80 anos atrás.
Nos últimos meses de 2024, Tesouros do Arquivo explora os conflitos armados, os traumas que daí emergem e a importância de mensagens antiguerra no cinema. Outubro traz duas obras que abordam o pânico da ameaça nuclear após a Segunda Guerra Mundial, com Every Week Seven Days, de Eduard Grečner, e Godzilla, de Ishirō Honda. Em novembro revisitamos a Palestina e o tema do colonialismo: apresentamos a sessão Urgent Call for Palestine, que integra o filme de Lionel Rogosin, Arab Israeli Dialogue, e Leila and the Wolves, com a presença da realizadora, Heiny Srour.
Curadoria de Joana Canas Marques e Lídia Queirós
Leila and the Wolves, Heiny Srour, 1984
–
A história do cinema está repleta de filmes de grande sucesso, que ultrapassam gerações, mas também de filmes esquecidos. Alguns, décadas após a sua estreia, são resgatados e restaurados, ganham uma nova vida e percorrem festivais. Mas nem sempre chegam às salas de cinema. Com duas sessões por mês, o programa Tesouros do Arquivo propõe a (re)descoberta das últimas obras restauradas por importantes laboratórios, arquivos e cinematecas. Obras cuja importância para a história do cinema é já reconhecida, mas também outras, de múltiplas geografias, que por diversas circunstâncias não chegaram ao grande público. Em todas elas encontramos olhares e indagações prementes, que justificam a sua revisitação — quer tenham sido realizadas há 20 ou 80 anos atrás.
Nos últimos meses de 2024, Tesouros do Arquivo explora os conflitos armados, os traumas que daí emergem e a importância de mensagens antiguerra no cinema. Outubro traz duas obras que abordam o pânico da ameaça nuclear após a Segunda Guerra Mundial, com Every Week Seven Days, de Eduard Grečner, e Godzilla, de Ishirō Honda. Em novembro revisitamos a Palestina e o tema do colonialismo: apresentamos a sessão Urgent Call for Palestine, que integra o filme de Lionel Rogosin, Arab Israeli Dialogue, e Leila and the Wolves, com a presença da realizadora, Heiny Srour.
Curadoria de Joana Canas Marques e Lídia Queirós
Programa completo
Every Week Seven Days, Eduard Grečner, 1964
Godzilla, Ishirō Honda, 1954
The Flower of All Cities, Ali Siam, 1969
Arab Israeli Dialogue, Lionel Rogosin, 1974
The Urgent Call of Palestine, Ismail Shammout, 1973
Leila and the Wolves, Heiny Srour, 1984
Sessões
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
Famílias
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
Outros eventos
Relacionados
©2024 Batalha Centro de Cinema. Design de website por Macedo Cannatà e programação por Bondhabits