O cinema é indissociável das narrativas que a roupa e os figurinos transportam. Ao longo da sua história, grandes cineastas e artistas mantiveram colaborações intensas e fecundas com importantes costume designers, ou criadores de moda, em diálogos que fizeram do aparato da roupa um contributo decisivo na construção das suas linguagens cinematográficas e também de correntes visuais que definiram a cultura moderna e contemporânea. A moda e o vestir são, em si, temas centrais em filmes que marcaram de forma profunda o cinema.
Sobre-vestir aborda códigos vestimentários e as suas relações íntimas com movimentos de exposição e de ocultação de identidades, de visibilidade e invisibilidade de pessoas, de expressão pulsante de comunidades cuja produção estética, contestação de status quo e reivindicação de direitos se evidenciam (também) a partir de ideias de vestir.
Introduzidas por pequenos exercícios sobre moda, as dez sessões tentam explicar a importância do guarda-roupa na construção de géneros de cinema (do terror ao drama histórico), o trabalho de autores cujas criações deixaram uma marca indelével em várias filmografias (como Jean Paul Gaultier, Yohji Yamamoto e Emi Wada), e a forma como a roupa é usada como enunciado de conflitos — de tradições, costumes e culturas.
Entre o belo e o frívolo, o mercado e a arte, a moda acarreta tensões que se pretende expor, ao mesmo tempo sugerindo que, através da sua criação, se pode auscultar com particular clareza a metamorfose das mundividências em curso.
Curadoria de Guilherme Blanc, Hanayrá Negreiros e João Sousa Cardoso.
Apoio à curadoria de Sofia Lemos Marques.
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O cinema é indissociável das narrativas que a roupa e os figurinos transportam. Ao longo da sua história, grandes cineastas e artistas mantiveram colaborações intensas e fecundas com importantes costume designers, ou criadores de moda, em diálogos que fizeram do aparato da roupa um contributo decisivo na construção das suas linguagens cinematográficas e também de correntes visuais que definiram a cultura moderna e contemporânea. A moda e o vestir são, em si, temas centrais em filmes que marcaram de forma profunda o cinema.
Sobre-vestir aborda códigos vestimentários e as suas relações íntimas com movimentos de exposição e de ocultação de identidades, de visibilidade e invisibilidade de pessoas, de expressão pulsante de comunidades cuja produção estética, contestação de status quo e reivindicação de direitos se evidenciam (também) a partir de ideias de vestir.
Introduzidas por pequenos exercícios sobre moda, as dez sessões tentam explicar a importância do guarda-roupa na construção de géneros de cinema (do terror ao drama histórico), o trabalho de autores cujas criações deixaram uma marca indelével em várias filmografias (como Jean Paul Gaultier, Yohji Yamamoto e Emi Wada), e a forma como a roupa é usada como enunciado de conflitos — de tradições, costumes e culturas.
Entre o belo e o frívolo, o mercado e a arte, a moda acarreta tensões que se pretende expor, ao mesmo tempo sugerindo que, através da sua criação, se pode auscultar com particular clareza a metamorfose das mundividências em curso.
Curadoria de Guilherme Blanc, Hanayrá Negreiros e João Sousa Cardoso.
Apoio à curadoria de Sofia Lemos Marques.
Hanayrá Negreiros
Investigadora e curadora de moda, Hanayrá Negreiros desenvolve investigações centradas em histórias do vestir da diáspora africana no Brasil, com especial interesse em práticas curatoriais, fotografia e culturas afro-brasileiras. Foi curadora da exposição Indumentárias Negras em Foco no Instituto Moreira Salles de São Paulo em parceria com o Instituto Feira Preta, assinou a coluna "Negras Maneiras" sobre moda e ancestralidades negras na ELLE Brasil e foi curadora-adjunta de moda do Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand — MASP. Atualmente é doutoranda em História pela PUC-SP.
João Sousa Cardoso
Artista e professor doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Paris Descartes (Sorbonne). Realizou os filmes Baal (2013), A Ronda da Noite (2013), A Santa Joana dos Matadouros (2014) e, com André Sousa, Na Selva das Cidades (2016). Criou Sequências Narrativas Completas, no Teatro Nacional D. Maria II, em Lisboa, em 2019. Em 2020, publicou os livros Sequências Narrativas Completas e A Espanha das Espanhas. Docente na Universidade Lusófona. Escreve regularmente ensaio para a revista Contemporânea e o jornal Público.
Programa completo
Le défilé, Marc Caro, 1987
The Cook, the Thief, His Wife & Her Lover, Peter Greenaway, 1989
Joy, Samona Olanipekum, 2020
Ôrí, Raquel Gerber, 1989
Unity is Strength, Akinola Davies Jr., 2017
Touki Bouki, Djibril Diop Mambéty, 1973
Boneca de Luxo (Breakfast at Tiffany's), Blake Edwards, 1961, 115'
Act da Fool, Harmony Korine, 2018
Jubilee, Derek Jarman, 1978
Keller-Dorian : Film gaufré : Sonia Delaunay, Albert Keller-Dorian, 1925
Qui êtes-vous, Polly Maggoo, William Klein, 1966
Marée Noire, Actual Objects, 2020
Teknolust, Lynn Hershman-Leeson, 2002
Mar de Dirac, Monica Lek, 2022
Vanitas, Paulo Rocha, 2004
Missoni, Kenneth Anger, 2010
Shrines, Jacolby Satterwhite, 2020
Scorpio Rising, Kenneth Anger, 1964
Nothing Really Matters (Madonna), Johan Renck, 1988
Ran, Akira Kurosawa, 1985
Sessões
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