Com o intuito de pensar, valorizar e divulgar o património fílmico nacional, o Batalha comissaria um ciclo anual inteiramente dedicado ao cinema português e à sua história, com uma cadência quinzenal às quartas-feiras. Trata-se de um programa abrangente, mas incisivo, composto por cineastas e obras mais ou menos celebrados, sempre fundamentais para pensar as matrizes do nosso cinema.
A proposta da dupla curatorial convidada para a primeira edição do Seleção Nacional debruça-se sobre os desenvolvimentos políticos, estéticos e sociais do cinema português. Apresentada em constelações, recoloca filmes em diálogo a partir de temas específicos, resultando daí uma nova forma de revisitar estas obras, os seus tempos, e os seus rasgos artísticos.
A Constelação #3: Brandos Costumes, apresentada entre setembro e dezembro, pretende refletir sobre um dos alicerces da identidade nacional salazarista: a suposta brandura e a não-violência dos portugueses. Antes e depois da Revolução, foram vários os filmes a denunciar as contradições desse lugar-comum, expondo as naturais violências e as diferentes formas de vida de uma comunidade.
Curadoria de Daniel Ribas e Paulo Cunha
Programa desenvolvido com o apoio da Cinemateca Portuguesa — Museu do Cinema
O Delfim, Fernando Lopes, 2002
–
Com o intuito de pensar, valorizar e divulgar o património fílmico nacional, o Batalha comissaria um ciclo anual inteiramente dedicado ao cinema português e à sua história, com uma cadência quinzenal às quartas-feiras. Trata-se de um programa abrangente, mas incisivo, composto por cineastas e obras mais ou menos celebrados, sempre fundamentais para pensar as matrizes do nosso cinema.
A proposta da dupla curatorial convidada para a primeira edição do Seleção Nacional debruça-se sobre os desenvolvimentos políticos, estéticos e sociais do cinema português. Apresentada em constelações, recoloca filmes em diálogo a partir de temas específicos, resultando daí uma nova forma de revisitar estas obras, os seus tempos, e os seus rasgos artísticos.
A Constelação #3: Brandos Costumes, apresentada entre setembro e dezembro, pretende refletir sobre um dos alicerces da identidade nacional salazarista: a suposta brandura e a não-violência dos portugueses. Antes e depois da Revolução, foram vários os filmes a denunciar as contradições desse lugar-comum, expondo as naturais violências e as diferentes formas de vida de uma comunidade.
Curadoria de Daniel Ribas e Paulo Cunha
Programa desenvolvido com o apoio da Cinemateca Portuguesa — Museu do Cinema
Daniel Ribas
Investigador, programador e crítico de cinema, é Professor Auxiliar na Escola de Artes da Universidade Católica Portuguesa, onde coordena o Mestrado em Cinema. É Diretor do CITAR — Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes. Foi curador de vários programas de filmes, nomeadamente para o Porto/Post/Doc, no qual foi membro da Direção Artística entre 2016 e 2018. É atualmente programador do Curtas Vila do Conde IFF. Doutorado em Estudos Culturais pelas Universidades de Aveiro e Minho, escreve sobre cinema português, cinema contemporâneo e experimental.
Paulo Cunha
Desenvolve trabalho em investigação, programação e crítica de cinema. É Professor Auxiliar na Universidade da Beira Interior, onde é Diretor do Mestrado em Cinema e Vice-Presidente do Departamento de Artes. É membro integrado do LabCom — Comunicação e Artes e colaborador do CEIS20 — Centro de Estudos Interdisciplinares da Universidade de Coimbra e do INCT Rede Proprietas. É atualmente programador do Curtas Vila do Conde e do Cineclube de Guimarães. Doutor em Estudos Contemporâneos pela Universidade de Coimbra, escreve sobre cinema português, estudos decoloniais, crítica e cultura cinematográficas.
Programa completo
Constelação #3: Brandos Costumes
September–November
Nojo aos Cães, António de Macedo
Solo, Mariana Gaivão
O Fim do Mundo, João Mário Grilo
O Delfim, Fernando Lopes
Dina e Django, Solveig Nordlund
Setembro, Leonor Noivo
Relatos de uma Rapariga Nada Púdica, Lolo Arziki
A Caça, Manoel de Oliveira
Brandos Costumes, Alberto Seixas Santos
Odete, João Pedro Rodrigues
Noite Escura, João Canijo, 2004
A Idade Maior, Teresa Villaverde, 1991
December
Noite Escura, João Canijo, 2004
A Idade Maior, Teresa Villaverde, 1991
Sessões
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
Famílias
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
Outros eventos
Relacionados
©2024 Batalha Centro de Cinema. Design de website por Macedo Cannatà e programação por Bondhabits