Com o intuito de pensar, valorizar e divulgar o património fílmico nacional, o Batalha comissaria um ciclo anual inteiramente dedicado ao cinema português e à sua história, com uma cadência quinzenal às quartas-feiras. Trata-se de um programa abrangente e organizado tematicamente, composto por obras fundamentais para revisitar e recontextualizar as matrizes do nosso cinema. Este novo programa, pensado por uma equipa convidada, propõe uma seleção de filmes que se debruçará sobre os diversos territórios e transgressões do cinema nacional de diferentes épocas.
Causa de Morte: Amor, o segundo capítulo, explora, em quatro filmes, o amor para além da separação, do condicionamento social, do poder e da morte. Em tangente aos amores frustrados do cinema de Oliveira, traça um percurso que vai da fuga idílica dos jovens amantes (Frágil como o Mundo) à paixão violenta e fatal (O Rio do Ouro). Pelo caminho, revela amores marcados pela tradição, casamentos opressivos e a rigidez de uma sanidade “masculinizada” (Onde Bate o Sol e Solo de Violino), num olhar sobre os limites e possibilidades do desejo no cinema português.
Curadoria de Carlos Natálio (professor e crítico de cinema), Joana Gusmão (produtora e programadora) e Luísa Sequeira (cineasta e programadora)
Programa desenvolvido com o apoio da Cinemateca Portuguesa — Museu do Cinema
O Rio do Ouro, Paulo Rocha
–
Com o intuito de pensar, valorizar e divulgar o património fílmico nacional, o Batalha comissaria um ciclo anual inteiramente dedicado ao cinema português e à sua história, com uma cadência quinzenal às quartas-feiras. Trata-se de um programa abrangente e organizado tematicamente, composto por obras fundamentais para revisitar e recontextualizar as matrizes do nosso cinema. Este novo programa, pensado por uma equipa convidada, propõe uma seleção de filmes que se debruçará sobre os diversos territórios e transgressões do cinema nacional de diferentes épocas.
Causa de Morte: Amor, o segundo capítulo, explora, em quatro filmes, o amor para além da separação, do condicionamento social, do poder e da morte. Em tangente aos amores frustrados do cinema de Oliveira, traça um percurso que vai da fuga idílica dos jovens amantes (Frágil como o Mundo) à paixão violenta e fatal (O Rio do Ouro). Pelo caminho, revela amores marcados pela tradição, casamentos opressivos e a rigidez de uma sanidade “masculinizada” (Onde Bate o Sol e Solo de Violino), num olhar sobre os limites e possibilidades do desejo no cinema português.
Curadoria de Carlos Natálio (professor e crítico de cinema), Joana Gusmão (produtora e programadora) e Luísa Sequeira (cineasta e programadora)
Programa desenvolvido com o apoio da Cinemateca Portuguesa — Museu do Cinema
Programa completo
Causa de Morte: Amor
Frágil Como o Mundo, Rita Azevedo Gomes, 2001
Onde Bate o Sol, Joaquim Pinto, 1989
Solo de Violino, Monique Rutler, 1990
O Rio do Ouro, Paulo Rocha, 1998
Sessões
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
Famílias
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
Outros eventos
Relacionados
©2024 Batalha Centro de Cinema. Design de website por Macedo Cannatà e programação por Bondhabits