Para celebrar Abril, o Batalha apresenta Se o Cinema é uma Arma, um programa de filmes que explora o poder transformador do cinema e a forma como este pode atuar como ferramenta de luta nos dias de hoje em Portugal e no mundo.
A convite do Batalha, o cineasta Fradique, a investigadora e curadora Janaína Oliveira, a fotógrafa e curadora Manuela Matos Monteiro, e a realizadora e programadora Rita Morais compuseram um ciclo que aborda múltiplos gestos de libertação através do cinema.
Com obras de ficção e documentais que transcendem fronteiras estéticas, culturais e geográficas, o programa ecoa o espírito de liberdade que Abril anunciou para discutir ideais de justiça e igualdade.
De Portugal, mas também do Brasil, Palestina, Hong Kong ou Nigéria, apresentam-se filmes que, ao denunciar opressões e desvendar outras perspetivas históricas, se transformam em importantes atos de resistência.
Curadoria de Fradique, Janaína Oliveira, Manuela Matos Monteiro e Rita Morais.
–
Para celebrar Abril, o Batalha apresenta Se o Cinema é uma Arma, um programa de filmes que explora o poder transformador do cinema e a forma como este pode atuar como ferramenta de luta nos dias de hoje em Portugal e no mundo.
A convite do Batalha, o cineasta Fradique, a investigadora e curadora Janaína Oliveira, a fotógrafa e curadora Manuela Matos Monteiro, e a realizadora e programadora Rita Morais compuseram um ciclo que aborda múltiplos gestos de libertação através do cinema.
Com obras de ficção e documentais que transcendem fronteiras estéticas, culturais e geográficas, o programa ecoa o espírito de liberdade que Abril anunciou para discutir ideais de justiça e igualdade.
De Portugal, mas também do Brasil, Palestina, Hong Kong ou Nigéria, apresentam-se filmes que, ao denunciar opressões e desvendar outras perspetivas históricas, se transformam em importantes atos de resistência.
Curadoria de Fradique, Janaína Oliveira, Manuela Matos Monteiro e Rita Morais.
Programa completo
West Indies, les nègres marrons de la liberté, Med Hondo, 1979
Es.Col.A da Fontinha, Viva Filmes, 2012
Cabeça de Nêgo, Déo Cardoso, 2020
Coconut Head Generation, Alain Kassanda, 2023
Nation Estate, Larissa Sansour, 2012
In the Future They Ate From the Finest Porcelain, Larissa Sansour e Søren Lind, 2016
Foragers, Jumana Manna, 2022
South, Morgan Quaintance, 2020
Handsworth Songs, John Akomfrah, 1986
El botón de nácar, Patricio Guzmán, 2015
Once Removed, Lawrence Abu Hamdan, 2019
Mal di mare, João Vieira Torres, 2021
Never Rest/Unrest, Tiffany Sia, 2020
A Lei da Terra, Grupo Zero, 1977
República, Grace Passô, 2019
Nũhũ Yãg Mũ Yõg Hãm: Essa Terra É Nossa!, Isael Maxakali, Sueli Maxakali, Carolina Canguçu e Roberto Romero, 2020
Code Names, Maryam Tafakory, 2022
Sessões
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
Famílias
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
Outros eventos
Relacionados
©2024 Batalha Centro de Cinema. Design de website por Macedo Cannatà e programação por Bondhabits