Raul de Caldevilla teve um sonho moderno: criar uma empresa que fosse ao mesmo tempo uma agência de publicidade, uma produtora de cinema e uma litografia topo de gama — e, durante um curto período, conseguiu-o. Produziu os filmes de ficção Os Faroleiros (1922) e As Pupilas do Senhor Reitor (1924), de Maurice Mariaud, e diversos filmes de publicidade e propaganda, como o célebre Escalada à Torre dos Clérigos (1917).
Este ciclo pretende mostrar a evolução da publicidade em Portugal desde os seus primórdios até ao Cinema Novo, que agarrou o género das curtas documentais publicitárias e inovou a sua linguagem — como se vê nos filmes de Fernando Lopes, José Fonseca e Costa e António de Macedo —, chegando até à inserção publicitária em filmes de ficção, de que é exemplo O Cerco (1970), de António da Cunha Telles.
Apresentam-se igualmente exemplos de pequenos filmes-anúncios que se tornariam, através da televisão, o género hegemónico da publicidade audiovisual.
Curadoria de Eduardo Cintra Torres, Hugo Barreira e Pedro Leitão
Programa desenvolvido com o apoio da Cinemateca Portuguesa — Museu do Cinema.
–
Raul de Caldevilla teve um sonho moderno: criar uma empresa que fosse ao mesmo tempo uma agência de publicidade, uma produtora de cinema e uma litografia topo de gama — e, durante um curto período, conseguiu-o. Produziu os filmes de ficção Os Faroleiros (1922) e As Pupilas do Senhor Reitor (1924), de Maurice Mariaud, e diversos filmes de publicidade e propaganda, como o célebre Escalada à Torre dos Clérigos (1917).
Este ciclo pretende mostrar a evolução da publicidade em Portugal desde os seus primórdios até ao Cinema Novo, que agarrou o género das curtas documentais publicitárias e inovou a sua linguagem — como se vê nos filmes de Fernando Lopes, José Fonseca e Costa e António de Macedo —, chegando até à inserção publicitária em filmes de ficção, de que é exemplo O Cerco (1970), de António da Cunha Telles.
Apresentam-se igualmente exemplos de pequenos filmes-anúncios que se tornariam, através da televisão, o género hegemónico da publicidade audiovisual.
Curadoria de Eduardo Cintra Torres, Hugo Barreira e Pedro Leitão
Programa desenvolvido com o apoio da Cinemateca Portuguesa — Museu do Cinema.
Programa completo
Escalada à Torre dos Clérigos, Caldevilla Film
O Cerco, António Cunha Telles
As Palavras e os Fios, Fernando Lopes
Nicotiniana, António de Macedo
Vermelho, Amarelo e Verde, Fernando Lopes
E Era o Vento… e Era o Mar — Sesimbra, José Fonseca e Costa
Alta Velocidade, António de Macedo e António de Cunha Telles
A Metafísica do Chocolate, José Fonseca e Costa
O Tejo Rota do Progresso, Fernando Lopes
A Revelação, António de Macedo e Francisco Castro
Sessões
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
Famílias
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
Outros eventos
©2024 Batalha Centro de Cinema. Design de website por Macedo Cannatà e programação por Bondhabits