Partindo da vontade de retomar uma ligação histórica, cujo início remonta aos anos 40, o Batalha convida o Cineclube do Porto a recuperar as históricas matinés que decorreram neste espaço durante décadas. Quinzenalmente, a cada domingo, revisitamos momentos-chave da vida do mais antigo cineclube português no ativo, explorando o seu papel na cidade e no país.
Quando, em 1961, o Cineclube organizou o ciclo Um Filme — Um Escritor, apresentou obras como Le notti bianche, de Luchino Viisconti, e La paura, de Roberto Rosselini. Em maio, este ciclo é recuperado questionando a relação entre os realizadores escolhidos na altura, as obras e o seu contexto. Para isso, além de voltar a exibir o filme de Rosselini, o Cineclube apresenta uma obra que, na altura, ficou de fora do programa: Huis Clos, de Jacqueline Audry.
Em junho, é recordada a Semana do Novo Cinema Alemão com Young Törless, de Volker Schlöndorff, exibido em 1971, que reflete sobre a passividade face ao mal e o surgimento do nazismo. Ao programa, é agora adicionado The Cat Has Nine Lives, de Ula Stöckl, um marco feminista do novo cinema alemão.
Curadoria do Cineclube do Porto
La paura, Roberto Rossellini
–
Partindo da vontade de retomar uma ligação histórica, cujo início remonta aos anos 40, o Batalha convida o Cineclube do Porto a recuperar as históricas matinés que decorreram neste espaço durante décadas. Quinzenalmente, a cada domingo, revisitamos momentos-chave da vida do mais antigo cineclube português no ativo, explorando o seu papel na cidade e no país.
Quando, em 1961, o Cineclube organizou o ciclo Um Filme — Um Escritor, apresentou obras como Le notti bianche, de Luchino Viisconti, e La paura, de Roberto Rosselini. Em maio, este ciclo é recuperado questionando a relação entre os realizadores escolhidos na altura, as obras e o seu contexto. Para isso, além de voltar a exibir o filme de Rosselini, o Cineclube apresenta uma obra que, na altura, ficou de fora do programa: Huis Clos, de Jacqueline Audry.
Em junho, é recordada a Semana do Novo Cinema Alemão com Young Törless, de Volker Schlöndorff, exibido em 1971, que reflete sobre a passividade face ao mal e o surgimento do nazismo. Ao programa, é agora adicionado The Cat Has Nine Lives, de Ula Stöckl, um marco feminista do novo cinema alemão.
Curadoria do Cineclube do Porto
Programa completo
La paura, Roberto Rossellini
Huis clos, Jacqueline Audry
Young Törless, Volker Schlöndorff
The Cat Has Nine Lives, Ula Stöckl
Sessões
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
Famílias
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
Outros eventos
Relacionados
©2024 Batalha Centro de Cinema. Design de website por Macedo Cannatà e programação por Bondhabits