Partindo da vontade de retomar uma ligação histórica cujo início remonta aos anos 40, o Batalha convidou o Cineclube do Porto a recuperar o formato das matinés que aqui aconteceram durante várias décadas, através de um programa interpretativo da história e do papel do Cineclube para a cidade e o país, desde a sua fundação até à atualidade. Quinzenalmente, a cada domingo, exibimos sessões dedicadas a momentos-chave da vida e prática do mais antigo cineclube português no ativo. Estas sessões são apresentadas por membros do Cineclube, que desvendam o papel de cada filme escolhido na história da instituição.
Entre dezembro e janeiro, o Cineclube recupera o ciclo Novos Realizadores, que estreou em outubro de 1962. Este programa apresentava obras com o selo da Nouvelle Vague francesa, que surgia contra “o anquilosamento de formas já caducas” e o Neorrealismo Italiano, em prol da “consciencialização de uma nova problemática histórico-social”. Voltar hoje a esse ciclo obriga a refletir sobre o que a passagem do tempo acrescentou a essa novidade. A seleção de filmes apresentada será, assim, o ponto de partida para esta discussão — com obras cuja presença ou ausência do registo histórico permite uma reflexão acerca de como se consolidaram essas mudanças.
Curadoria do Cineclube do Porto
A Taste of Honey, Tony Richardson
–
Partindo da vontade de retomar uma ligação histórica cujo início remonta aos anos 40, o Batalha convidou o Cineclube do Porto a recuperar o formato das matinés que aqui aconteceram durante várias décadas, através de um programa interpretativo da história e do papel do Cineclube para a cidade e o país, desde a sua fundação até à atualidade. Quinzenalmente, a cada domingo, exibimos sessões dedicadas a momentos-chave da vida e prática do mais antigo cineclube português no ativo. Estas sessões são apresentadas por membros do Cineclube, que desvendam o papel de cada filme escolhido na história da instituição.
Entre dezembro e janeiro, o Cineclube recupera o ciclo Novos Realizadores, que estreou em outubro de 1962. Este programa apresentava obras com o selo da Nouvelle Vague francesa, que surgia contra “o anquilosamento de formas já caducas” e o Neorrealismo Italiano, em prol da “consciencialização de uma nova problemática histórico-social”. Voltar hoje a esse ciclo obriga a refletir sobre o que a passagem do tempo acrescentou a essa novidade. A seleção de filmes apresentada será, assim, o ponto de partida para esta discussão — com obras cuja presença ou ausência do registo histórico permite uma reflexão acerca de como se consolidaram essas mudanças.
Curadoria do Cineclube do Porto
Programa completo
Les dimanches de Ville d'Avray, Serge Bourguignon
A Taste of Honey, Tony Richardson
Ceiling, Věra Chytilová
Bag of Fleas, Věra Chytilová
Sessões
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
Famílias
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
Outros eventos
Relacionados
©2024 Batalha Centro de Cinema. Design de website por Macedo Cannatà e programação por Bondhabits