Há mais de 10 anos que o nome de Marta Simões se tem afirmado como um dos mais entusiasmantes da direção de fotografia em Portugal.
Licenciada em Cinema pela ESTC, e com um mestrado em Culturas Visuais da FCSH–UNL, em 2014 foi selecionada para a Berlinale Talents, o programa de desenvolvimento de talentos do Festival de Berlim.
Antes dessa distinção, aquando dos seus estudos em cinema, já havia conhecido e colaborado com o cineasta Jorge Jácome — formando uma dupla que manter-se-ia até aos dias de hoje. Shrooms, Flores e Super Natural, selecionadas para os festivais de Berlim, San Sebastián, Toronto, Nova Iorque, entre outros, são algumas das obras que resultaram dessa parceria.
Nos últimos anos, Marta Simões estabeleceu ainda uma profícua sinergia com Isadora Neves Marques, tendo ficado a cargo da direção de fotografia de Vampires in Space (que representou Portugal na Bienal de Veneza em 2022), Tornar-se um Homem na Idade Média (que, no mesmo ano, recebeu o prémio Ammondo Tiger Short em Roterdão) e As Minhas Sensações São tudo o Que Tenho para Oferecer (selecionado para a Semana de Crítica de Cannes em 2024).
Nesta sessão, apresentamos uma seleção dos seus trabalhos enquanto diretora de fotografia.
Sessão seguida de conversa com Marta Simões e Teresa Vieira (programadora)
Há mais de 10 anos que o nome de Marta Simões se tem afirmado como um dos mais entusiasmantes da direção de fotografia em Portugal.
Licenciada em Cinema pela ESTC, e com um mestrado em Culturas Visuais da FCSH–UNL, em 2014 foi selecionada para a Berlinale Talents, o programa de desenvolvimento de talentos do Festival de Berlim.
Antes dessa distinção, aquando dos seus estudos em cinema, já havia conhecido e colaborado com o cineasta Jorge Jácome — formando uma dupla que manter-se-ia até aos dias de hoje. Shrooms, Flores e Super Natural, selecionadas para os festivais de Berlim, San Sebastián, Toronto, Nova Iorque, entre outros, são algumas das obras que resultaram dessa parceria.
Nos últimos anos, Marta Simões estabeleceu ainda uma profícua sinergia com Isadora Neves Marques, tendo ficado a cargo da direção de fotografia de Vampires in Space (que representou Portugal na Bienal de Veneza em 2022), Tornar-se um Homem na Idade Média (que, no mesmo ano, recebeu o prémio Ammondo Tiger Short em Roterdão) e As Minhas Sensações São tudo o Que Tenho para Oferecer (selecionado para a Semana de Crítica de Cannes em 2024).
Nesta sessão, apresentamos uma seleção dos seus trabalhos enquanto diretora de fotografia.
Sessão seguida de conversa com Marta Simões e Teresa Vieira (programadora)
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
Famílias
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
Outros eventos
Relacionados
©2024 Batalha Centro de Cinema. Design de website por Macedo Cannatà e programação por Bondhabits