Lorenza Mazzetti escapou, contra todas as probabilidades, ao desaparecimento. A sua história de vida, simultaneamente trágica e mágica, foi iluminada por uma produção artística singular e muitas vezes pioneira. Separada da sua família biológica, é acolhida pela tia e seu marido Robert Einstein (primo de Albert): uma família adotiva que vê tragicamente exterminada pelas forças Nazis. Lorenza sobreviveu, contra todas as probabilidades, à ocupação, tal como viria a relatar na obra seminal da literatura italiana Il cielo cade. Foi no Reino Unido que encontrou abrigo, tal como tantos outros futuros companheiros e colegas, emigrantes, que acabariam por construir importantes carreiras no cinema a partir de Londres. Conseguiu entrar, contra todas as probabilidades, na Slade School of Art (argumentando ser “genial”), e foi ainda enquanto estudante que cofundou o movimento do Free Cinema com os amigos e futuros mestres Lindsay Anderson, Tony Richardson e Karel Reisz. “Estilo e atitude” foi o lema do grupo (vertido numa folha de papel escrita no café onde Mazzetti trabalhava) para um novo cinema, que mudaria para sempre as preocupações críticas e até formais do cinema britânico. O seu filme Together (1956), motor do movimento, foi o que mais brilhou em festivais e obteve maior reconhecimento nacional e internacional.
Lorenza foi uma mulher cujas energia e visão permitiram que se impusesse, contra todas as probabilidades, num meio dominado pela criação no masculino, o que se torna particularmente manifesto nos projetos fílmicos que realizou, isolada entre homens, sob orientação e a convite de Zavattini. Viveu em Roma o resto da vida, pobre e esquecida. A sua obra, contra todas as probabilidades, sobreviveu e continua a renovar-se com o restauro de novos filmes, encontrados em arquivos públicos e privados. Com a retrospetiva Lorenza Mazzetti: Contra Todas as Probabilidades — participada por algumas das figuras responsáveis pela recuperação da sua obra — explicamos a história da sonhadora emigrante italiana que contribuiu para alterar o rumo do cinema britânico.
–
Lorenza Mazzetti escapou, contra todas as probabilidades, ao desaparecimento. A sua história de vida, simultaneamente trágica e mágica, foi iluminada por uma produção artística singular e muitas vezes pioneira. Separada da sua família biológica, é acolhida pela tia e seu marido Robert Einstein (primo de Albert): uma família adotiva que vê tragicamente exterminada pelas forças Nazis. Lorenza sobreviveu, contra todas as probabilidades, à ocupação, tal como viria a relatar na obra seminal da literatura italiana Il cielo cade. Foi no Reino Unido que encontrou abrigo, tal como tantos outros futuros companheiros e colegas, emigrantes, que acabariam por construir importantes carreiras no cinema a partir de Londres. Conseguiu entrar, contra todas as probabilidades, na Slade School of Art (argumentando ser “genial”), e foi ainda enquanto estudante que cofundou o movimento do Free Cinema com os amigos e futuros mestres Lindsay Anderson, Tony Richardson e Karel Reisz. “Estilo e atitude” foi o lema do grupo (vertido numa folha de papel escrita no café onde Mazzetti trabalhava) para um novo cinema, que mudaria para sempre as preocupações críticas e até formais do cinema britânico. O seu filme Together (1956), motor do movimento, foi o que mais brilhou em festivais e obteve maior reconhecimento nacional e internacional.
Lorenza foi uma mulher cujas energia e visão permitiram que se impusesse, contra todas as probabilidades, num meio dominado pela criação no masculino, o que se torna particularmente manifesto nos projetos fílmicos que realizou, isolada entre homens, sob orientação e a convite de Zavattini. Viveu em Roma o resto da vida, pobre e esquecida. A sua obra, contra todas as probabilidades, sobreviveu e continua a renovar-se com o restauro de novos filmes, encontrados em arquivos públicos e privados. Com a retrospetiva Lorenza Mazzetti: Contra Todas as Probabilidades — participada por algumas das figuras responsáveis pela recuperação da sua obra — explicamos a história da sonhadora emigrante italiana que contribuiu para alterar o rumo do cinema britânico.
Fotografia Cortesia de BFI National Archive
Programa completo
Together with Lorenza Mazzetti, Brighid Lowe, 2023
Le italiane e l’amore, Nelo Risi, Lorenza Mazzetti, Piero Nelli, Francesco Maselli, Giulio Questi, Gianfranco Mingozzi, Marco Ferreri, Florestano Vancini, Carlo Musso, Giulio Macchi, Gian Vittorio Baldi e Piero Nelli, 1961
Un anno di più, 1960
Together, 1956
K (Metamorphosis), 1953
The Country Doctor, 1953
Sessões
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
Famílias
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
Outros eventos
Relacionados
©2024 Batalha Centro de Cinema. Design de website por Macedo Cannatà e programação por Bondhabits