A caminhar para os 50 anos da revolução de abril, o Batalha oferece uma perspetiva reveladora sobre o processo de transição para a democracia do nosso país vizinho. Um acelerado e complexo período de esperança e revolução cultural, que difere de Portugal não só a nível político e social, mas também em termos de produção artística. Em 1981, o êxito musical “Enamorado de la moda juvenil” (Apaixonado pela moda juvenil), da banda Radio Futura, proclamava “el futuro ya está aquí”, capturando o sentimento de liberdade que a sociedade espanhola começava a experimentar no final da ditadura.
Música, moda, novas formas de expressão, também a nível sexual, criatividade e transgressão. Drogas, excessos, desilusão e morte. Durante um período de pouco mais de dez anos, uma nova geração atravessou toda esta euforia, num estado de êxtase tanto na Movida madrilena como em toda a Espanha. No campo do cinema, realizadores como Almodóvar, Saura, Eloy de la Iglesia e o movimento Quinqui, com o seu foco na delinquência, representaram as margens da sociedade, juntamente com a primeira realizadora feminista do país, Josefina Molina, e as novas expressões de cinema queer e trans, anteriormente proibidas pelo Franquismo.
Uma energia de renovação imparável, que parecia duradoura e inabalável, mas que acabou corrompida por feridas que ainda estão por sarar.
Curadoria de Guilherme Blanc e Virginia Pablos
–
A caminhar para os 50 anos da revolução de abril, o Batalha oferece uma perspetiva reveladora sobre o processo de transição para a democracia do nosso país vizinho. Um acelerado e complexo período de esperança e revolução cultural, que difere de Portugal não só a nível político e social, mas também em termos de produção artística. Em 1981, o êxito musical “Enamorado de la moda juvenil” (Apaixonado pela moda juvenil), da banda Radio Futura, proclamava “el futuro ya está aquí”, capturando o sentimento de liberdade que a sociedade espanhola começava a experimentar no final da ditadura.
Música, moda, novas formas de expressão, também a nível sexual, criatividade e transgressão. Drogas, excessos, desilusão e morte. Durante um período de pouco mais de dez anos, uma nova geração atravessou toda esta euforia, num estado de êxtase tanto na Movida madrilena como em toda a Espanha. No campo do cinema, realizadores como Almodóvar, Saura, Eloy de la Iglesia e o movimento Quinqui, com o seu foco na delinquência, representaram as margens da sociedade, juntamente com a primeira realizadora feminista do país, Josefina Molina, e as novas expressões de cinema queer e trans, anteriormente proibidas pelo Franquismo.
Uma energia de renovação imparável, que parecia duradoura e inabalável, mas que acabou corrompida por feridas que ainda estão por sarar.
Curadoria de Guilherme Blanc e Virginia Pablos
Identidade gráfica macedo cannatà
Pintura Fatima Moreno Lopez, 2023
Virginia Pablos
Licenciada em Comunicação e Mestre em Cinema, é fundadora da Sin Fin Cinema, uma empresa de cinema baseada em Londres e Amsterdão, que faz exibição e distribuição de cinema com um foco particular em cinema falado em espanhol. Foi curadora e produziu programas fílmicos em colaboração com instituições emblemáticas como Tate Gallery, Barbican Art Center, Scotland National Gallery, Eye Filmmuseum, Hackney Picture House, e Rijksmuseum nas cidades de Amsterdão, Londres, Edinburgo e Porto
Programa completo
Deprisa, deprisa, Carlos Saura, 1981
Función de noche, Josefina Molina, 1980
Los placeres ocultos, Eloy de la Iglesia, 1976
Vestida de azul, Antonio Giménez Rico, 1983
Masaje, Iván Zulueta, 1972
Arrebato, Iván Zulueta, 1979
Pepi, Luci, Bom y otras chicas del montón, Pedro Almodóvar, 1980
Después de… No se os puede dejar solos, Cecilia Bartolomé e José Juan Bartolomé, 1981
El futuro, Luis López Carrasco, 2013
Sessões
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
Famílias
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
Outros eventos
Relacionados
©2024 Batalha Centro de Cinema. Design de website por Macedo Cannatà e programação por Bondhabits