A separação entre interior e exterior da casa ganhou nos últimos três anos uma redobrada relevância nas nossas vidas. O segundo programa temático do Batalha aborda o espaço doméstico no contexto das diferentes vivências que nele podem ocorrer, focando-se nas suas ruturas e possibilidades afetivas, também enquanto motores económicos da sociedade. Seguindo a máxima feminista “o pessoal é político”, Domesticidade(s) apresenta contextos de coabitação diversos atravessados por distintas reivindicações de ordem ética e identitária; com elas, abre o debate sobre trabalho doméstico, prestação de cuidados, laços familiares, intimidade, amor, comunidade e direito ao ócio e à habitação.
Fazendo uso da ficção, do documentário, e do cinema experimental, o programa confronta-nos com as nossas próprias domesticidades, convidando-nos a refletir sobre a ideia de “casa”: o que nela acontece e que relações emocionais e de poder pode acolher. De 1966 a 2019, limites temporais deste conjunto de filmes, há espaço para múltiplos autorretratos, fruto de uma visibilidade do processo artístico com que muitas realizadoras e realizadores quiseram impregnar os seus filmes — sempre políticos, sempre emocionais.
Curadoria de Alejandra Rosenberg Navarro e Ana David
A separação entre interior e exterior da casa ganhou nos últimos três anos uma redobrada relevância nas nossas vidas. O segundo programa temático do Batalha aborda o espaço doméstico no contexto das diferentes vivências que nele podem ocorrer, focando-se nas suas ruturas e possibilidades afetivas, também enquanto motores económicos da sociedade. Seguindo a máxima feminista “o pessoal é político”, Domesticidade(s) apresenta contextos de coabitação diversos atravessados por distintas reivindicações de ordem ética e identitária; com elas, abre o debate sobre trabalho doméstico, prestação de cuidados, laços familiares, intimidade, amor, comunidade e direito ao ócio e à habitação.
Fazendo uso da ficção, do documentário, e do cinema experimental, o programa confronta-nos com as nossas próprias domesticidades, convidando-nos a refletir sobre a ideia de “casa”: o que nela acontece e que relações emocionais e de poder pode acolher. De 1966 a 2019, limites temporais deste conjunto de filmes, há espaço para múltiplos autorretratos, fruto de uma visibilidade do processo artístico com que muitas realizadoras e realizadores quiseram impregnar os seus filmes — sempre políticos, sempre emocionais.
Curadoria de Alejandra Rosenberg Navarro e Ana David
Identidade gráfica ilhas studio
Pintura for now I’ll be dreaming blue, Juliana Julieta, 2022
Alejandra Rosenberg Navarro
Programadora de cinema, professora e investigadora, fez parte da equipa de programação do IndieLisboa, e atualmente desenvolve ciclos de cinema focados em temáticas de género e feminismo interseccional. Está a finalizar uma tese de doutoramento na New York University, intitulada Transatlantic Lenses: Gender and Amateur Cinema in Iberia and Latin America (1920s–1930s), onde estuda a produção de cinema amador entre México, Brasil, Espanha e Portugal realizado por mulheres no primeiro terço do séc. XX.
Programa completo
Semiotics of the Kitchen, Martha Rosler, 1975
¿Qué he hecho yo para merecer esto!!, Pedro Almodóvar, 1984
Fannie’s Film, Fronza Woods, 1981
Doméstica, Gabriel Mascaro, 2012
Timing, Dóra Maurer, 1973–1980
La noire de..., Ousmane Sembène, 1966
Jeanne Dielman, 23, quai du Commerce, 1080 Bruxelles, Chantal Akerman, 1975
Killing Time, Fronza Woods, 1979
Cycles, Zeinabu irene Davis, 1989
Home Movies Gaza, Basma al-Sharif, 2013
Casas para o Povo, Catarina Alves Costa, 2010
Silverlake Life: The View from Here, Tom Joslin e Peter Friedman, 1993
Dear Pyongyang, Yang Yong-hi, 2005
Tempo Comum, Susana Nobre, 2018
This is Not a Film, Jafar Panahi e Mojtaba Mirtahmasb, 2011
So Pretty, Jessica Dunn Rovinelli, 2019
Sessões
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
Famílias
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
Outros eventos
Relacionados
©2024 Batalha Centro de Cinema. Design de website por Macedo Cannatà e programação por Bondhabits