Entrelaçando espaços de trânsito, troca e ritual, os corpos de água escondem gestos de dominação e fuga, contendo memórias intergeracionais. Com uma seleção de obras de não-ficção, ficção e filmes de artista, este programa assinala práticas pessoais de realização de cinema, explorando espaços aquáticos onde acontecem rituais de pertença e ancestralidade. Corpos e linguagem fundem-se em atos de bênção, purificação, fugitividade e celebração, contrapondo modos de vida insurgentes e resilientes, com formas mais recíprocas de proximidade.
Estas ficções visionárias desenterram histórias de ocultação e ocupação, nomeadamente as de apagamento extrativista na América Latina e no Pacífico, contrastando a sobre-exposição das imagens com a erosão dos sistemas políticos. O ciclo temático Contra-Fluxos reflete sobre como podemos mover-nos, a partir destas imagens e histórias, em direção a imaginações e futuros mais prósperos.
Curadoria de Almudena Escobar López e Margarida Mendes
Oriana, Beatriz Santiago Muñoz, 2022
–
Entrelaçando espaços de trânsito, troca e ritual, os corpos de água escondem gestos de dominação e fuga, contendo memórias intergeracionais. Com uma seleção de obras de não-ficção, ficção e filmes de artista, este programa assinala práticas pessoais de realização de cinema, explorando espaços aquáticos onde acontecem rituais de pertença e ancestralidade. Corpos e linguagem fundem-se em atos de bênção, purificação, fugitividade e celebração, contrapondo modos de vida insurgentes e resilientes, com formas mais recíprocas de proximidade.
Estas ficções visionárias desenterram histórias de ocultação e ocupação, nomeadamente as de apagamento extrativista na América Latina e no Pacífico, contrastando a sobre-exposição das imagens com a erosão dos sistemas políticos. O ciclo temático Contra-Fluxos reflete sobre como podemos mover-nos, a partir destas imagens e histórias, em direção a imaginações e futuros mais prósperos.
Curadoria de Almudena Escobar López e Margarida Mendes
Almudena Escobar López
Curadora independente, arquivista, e investigadora natural da Galiza, Espanha, é Professora Assistente de História do Cinema, Preservação Fílmica e Gestão de Coleções na School of Image Arts da Toronto Metropolitan University. O seu trabalho foca-se sobretudo em colonialismo e práticas artísticas que propõem formas alternativas de entender a territorialidade. É atualmente candidata a doutoramento no programa de Estudos Visuais e Culturais na Universidade de Rochester (Nova Iorque). Como curadora convidada, Almudena fez curadoria e co-curadoria em diversas séries de cinema e vídeo, apresentadas em sítios como Anthology Film Archives, Film Society of Lincoln Center, CineMigrante Argentina, Muestra Internacional Documental de Bogotá, UnionDocs, ICDOCS, Visual Studies Workshop, ou Cineteca Nacional de México.
Margarida Mendes
Investigadora, curadora e educadora, explora a sobreposição entre a teoria de sistemas, o cinema experimental, as práticas sonoras e ecopedagogia. Cria fóruns transdisciplinares, exposições e obras experimentais em que modos de educação alternativa e práticas de auscultação podem catalisar a imaginação política e ações restauradoras. Tem um envolvimento de longa data com ativismo anti-extrativista e ecopedagogia, colaborando com ONGs marítimas, Universidades e instituições do mundo artístico. Dirigiu diversas plataformas de educação e investigação e foi curadora convidada do programa de cinema na 11ª Bienal de Liverpool.
Programa completo
Aequador, Laura Huertas Millán, 2012
Europium, Lisa Rave, 2014
Altépetl, Colectivo Los Ingrávidos, 2013
American Hunger, Ephraim Asili, 2013
The Island of St. Matthews, Kevin Jerome Everson, 2013
Black Beach/Horse/Camp/The Dead/Forces, Beatriz Santiago Muñoz, 2014
Deep Sleep, Basma al-Sharif, 2014
Vers les colonies, Miryam Charles, 2016
.TV, G. Anthony Svatek, 2017
Aggregate States of Matters, Rosa Barba, 2019
As If Sand Were Stone…, Ben Mendelsohn, 2019
Atlantique, Mati Diop, 2019
Dengung Hyena, Taloi Havini, 2019
Tierras del Mar, Azucena Losana, 2019
The Mississipi Multiverse, Isabelle Carbonell, 2020
Foreign in a Domestic Sense, Sofía Gallisá Muriente e Natalia Lassalle-Morillo, 2021
A Mirror of the Cosmos, Isabelle Carbonell, 2022
Oriana, Beatriz Santiago Muñoz, 2022
Sunflower Siege Engine, Sky Hopinka, 2022
Sessões
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
Famílias
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
Outros eventos
Relacionados
©2024 Batalha Centro de Cinema. Design de website por Macedo Cannatà e programação por Bondhabits