The Girls, Mai Zetterling, 1968
–
Porto, Texas é um grupo de cinefilia que reúne pessoas que gostam tanto de cinema que o querem viver até fora da sala!
Através de encontros descontraídos, promovemos a reunião dos aficionados pela Sétima Arte num espaço propício à troca de ideias, opiniões e experiências. Partilham-se textos, músicas ou filmes; motivam-se debates e conversas que criam uma relação crítica com o cinema.
Porto, Texas dirige-se a um público geral, independentemente da formação ou grau de conhecimento em cinema.
A primeira edição é coordenada por Maria Leite, atriz, e Ricardo Vieira Lisboa, programador e crítico.
Sessões: 10
Horário: quintas-feiras, das 19:15 às 20:30
Calendário das Sessões: 15 e 29 de dezembro; 12 de janeiro; 9 e 23 de fevereiro; 9 e 23 de março; 6 e 20 de abril; e 4 de maio
Destinatários: Público geral
As vagas para este grupo já foram preenchidas. No segundo semestre de 2023, abrimos inscrições para a segunda edição do Porto, Texas. Fiquem atentos!
Texto Curatorial
O cinema é um pretexto para a amizade, e a cinefilia é o modo de viver o cinema com os outros. Com os encontros do grupo “Paris, Texas” potencia-se a confluência das experiências individuais de cada membro numa constelação participativa onde pensamentos, registos e confissões têm o seu lugar. Em grupo e de forma dinâmica e circular, trocam-se experiências e memórias cinéfilas e discutem-se os filmes que se forem vendo (a partir dos ciclos e programas propostos pelo Batalha Centro de Cinema, mas também fora dele), promovendo as contribuições individuais e o prazer da partilha. Disse uma vez o crítico norte-americano Andrew Sarris que “o cinema é um espelho e uma janela” — é um sítio onde nos vemos refletidos e onde somos vistos (pelos outros e pelos próprios filmes). É no cinema que somos.
Ricardo Vieira Lisboa e Maria Leite, curadores do grupo Porto, Texas
title
Próximas sessões
Sessões
©2024 Batalha Centro de Cinema. Design de website por Macedo Cannatà e programação por Bondhabits