Ana Meleiro é diretora de arte, com um olhar sensível e uma estética que transformam narrativas em universos visuais únicos. Desde 2015, tem atuado no cinema, televisão e publicidade, assumindo papéis também como produtora executiva, assistente de plateau e aderecista, enriquecendo as produções com a sua experiência multidisciplinar e a sua capacidade de orquestrar a identidade visual de cada projeto.
Licenciada em Cinema pela Universidade da Beira Interior, após ter-se especializado em Cinema e Vídeo na Escola Artística Soares dos Reis, iniciou o seu percurso enquanto assistente de produção de Edgar Pêra, no filme A Caverna (2015). Dividida entre as suas várias funções artísticas e técnicas, acabou por cimentar nos últimos anos o seu lugar enquanto diretora de arte — ramo que nunca mais abandonou. Nesta qualidade, já trabalhou com realizadores como Luís Ismael, João Lourenço, Rui Falcão, José Magro, João Niza Ribeiro, Vasco Saltão, Ágata de Pinho, Pedro Cabeleira, Leonor Noivo e Adirley Queirós.
Em 2022 fundou, juntamente com os cineastas José Magro e João Niza Ribeiro, a produtora Pântano, sediada no Porto.
No Batalha, exibimos uma seleção representativa das suas colaborações enquanto diretora de arte, que revela a riqueza das suas abordagens e a amplitude das suas facetas criativas. Uma mostra que dá a conhecer a versatilidade da estética de Ana Meleiro, que abrange desde estilos minimalistas a composições exuberantes.
Sessão seguida de conversa com Ana Meleiro e João Araújo (crítico de cinema)
Ana Meleiro é diretora de arte, com um olhar sensível e uma estética que transformam narrativas em universos visuais únicos. Desde 2015, tem atuado no cinema, televisão e publicidade, assumindo papéis também como produtora executiva, assistente de plateau e aderecista, enriquecendo as produções com a sua experiência multidisciplinar e a sua capacidade de orquestrar a identidade visual de cada projeto.
Licenciada em Cinema pela Universidade da Beira Interior, após ter-se especializado em Cinema e Vídeo na Escola Artística Soares dos Reis, iniciou o seu percurso enquanto assistente de produção de Edgar Pêra, no filme A Caverna (2015). Dividida entre as suas várias funções artísticas e técnicas, acabou por cimentar nos últimos anos o seu lugar enquanto diretora de arte — ramo que nunca mais abandonou. Nesta qualidade, já trabalhou com realizadores como Luís Ismael, João Lourenço, Rui Falcão, José Magro, João Niza Ribeiro, Vasco Saltão, Ágata de Pinho, Pedro Cabeleira, Leonor Noivo e Adirley Queirós.
Em 2022 fundou, juntamente com os cineastas José Magro e João Niza Ribeiro, a produtora Pântano, sediada no Porto.
No Batalha, exibimos uma seleção representativa das suas colaborações enquanto diretora de arte, que revela a riqueza das suas abordagens e a amplitude das suas facetas criativas. Uma mostra que dá a conhecer a versatilidade da estética de Ana Meleiro, que abrange desde estilos minimalistas a composições exuberantes.
Sessão seguida de conversa com Ana Meleiro e João Araújo (crítico de cinema)
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
Famílias
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
,
Outros eventos
Relacionados
©2024 Batalha Centro de Cinema. Design de website por Macedo Cannatà e programação por Bondhabits