Os Faroleiros, Maurice Mariaud, 1922
Programa:
+Cal
--
--
--
--
O restauro desta raridade do cinema mudo português é apresentado em estreia, com uma nova composição sonora encomendada a Daniel Moreira e interpretada ao vivo pelo quarteto de cordas The Arditti Quartet, a convite do Batalha.
Neste drama — uma ambiciosa produção dos anos 1920 restaurada no âmbito do FILMar, projeto operacionalizado pela Cinemateca Portuguesa, parceira e impulsionadora desta iniciativa, com o apoio do programa EEAGrants 2020/2024 — acompanhamos um triângulo amoroso fatal.
Em torno de Rosa (alojada no farol após a morte do seu pai no mar), do faroleiro João Vidal, por quem ela nutre sentimentos, e de António Gaspar, um outro faroleiro que vive arrebatado pelo ciúme, desenvolve-se uma narrativa apaixonante que navega entre o afeto e a violência, sempre com o mar como elemento omnipresente.
Rodado nas agitadas águas de confluência entre o Tejo e o Atlântico e realizado por Maurice Mariaud (que aqui interpreta também o papel de João Vidal), Os Faroleiros (1922) esteve perdido durante décadas, tendo sido encontrado no Palácio do Bolhão, no Porto, em 1993 — onde a empresa do produtor Raul de Caldevilla, pioneiro dos filmes de publicidade em Portugal, teve a sua sede.
Outras sessões
Portugal
,
,
,
’
Título original
Filme-concerto
Composição Daniel Moreira
Interpretação The Arditti Quartet
©2024 Batalha Centro de Cinema. Design de website por Macedo Cannatà e programação por Bondhabits