Programa:
+Cal
--
--
--
--
A data internacional de rememoração das vítimas do Holocausto toma como referência a libertação do campo de concentração de Auschwitz pelo Exército Vermelho, a 27 de janeiro de 1945. Passaram, entretanto, 78 anos desde o choque universal com a perda de milhares de pessoas judaicas, roma, homossexuais e de outras comunidades.
O Batalha assinala esta data com a exibição de Europa Europa (1990), de Agnieszka Holland. O filme é baseado na história verídica de Solomon Perel, judeu que escapa aos campos de concentração fazendo-se passar por russo em território ocupado pelas forças soviéticas, e mais tarde por alemão ariano em território do Terceiro Reich. As fronteiras dilaceradas e indefinidas de uma Europa em guerra são o fundo para a batalha pessoal de Solomon, exemplo raro de sobrevivência através de um apagamento e substituição de identidade.
Aquando da sua estreia, Europa Europa foi aclamado pela crítica, sendo destacado o desassombro com que elementos de humor negro foram inseridos no cenário de Holocausto. Contudo, essa mesma característica, tomada como ligeireza, terá sido a razão pela qual a comissão alemã retirou este filme da lista de potenciais candidatos aos Óscares, despoletando um manifesto de apoio a Agnieszka Holland da parte de realizadores alemães.
Outras sessões
França
/
,
,
,
’
Título original
Língua
Legendas
Classificação etária
©2024 Batalha Centro de Cinema. Design de website por Macedo Cannatà e programação por Bondhabits