+Cal
--
--
--
--
A publicidade no cinema do século XX passou por vários géneros. Nesta sessão, apresentamos exemplos portugueses de alguns deles: a curta sequência publicitária, antepassada do spot; o filme documental e/ou de propaganda, patrocinado por uma entidade pública ou por uma empresa, como A Via Aurea, com Vasco Santana (CUF, c. 1930); o filme com narrativa simples ligando referências publicitárias explícitas, como Sorte Grande, de Erico Braga (1938); e, finalmente, o spot curto, amiúde partilhado com a televisão e que veio tornar obsoleto o género do filme publicitário documental.
Sessão comentada por Eduardo Cintra Torres, Hugo Barreira e Pedro Leitão
Cintra e seus Arredores, Caldevilla Film, 1922
Caldas de Canavezes, Caldevilla Film, 1922
Experiências Práticas de Extintores de Incêndio – Total, Mello, Castello Branco, 1929
A Via Aurea, 1931
Sorte Grande, Erico Braga, 1938
Grandella, Servais Tiago, 1956
O Século — Figuras da Atualidade, Belarte, 1956
Regisconta, António Gomes d’Almeida
1.º Festival Português do Filme Publicitário, vários autores, 1962
Festival de Publicidade Telecine, vários autores, 1966–1968
Na Minha Aldeia, Cerveja a Copo, Quirino Simões, 1966–1969
Sua Excelência o Frango, João Mendes, 1969
Outras sessões
Classificação etária
©2024 Batalha Centro de Cinema. Design de website por Macedo Cannatà e programação por Bondhabits