Programa:
+Cal
Evento realizado.
--
--
--
--
Inserido no SPECTRAL, um projeto europeu de parceria entre seis laboratórios independentes de cinema analógico, o programa Cauldron consiste em cinco encontros dedicados à partilha de conhecimento. Programado nos espaços do Batalha Centro de Cinema e do Laboratório da Torre, os encontros contemplam momentos formativos, investigação em dispositivos analógicos para cinema expandido e exibição de filmes e performances fílmicas desenvolvidas no contexto geral do SPECTRAL. Em 2023 os laboratórios convidados são Mire (FR) e Crater-lab (ES).
Entrada gratuita, mediante levantamento de bilhete no próprio dia. Limitado a dois bilhetes por pessoa.
Programa Mire
Um programa de trabalhos recentes — uma performance de cinema expandido e seis curtas-metragens — realizados no Laboratório de Mire, uma associação dedicada ao cinema experimental sediada em Nantes, França. Explorações cromáticas, pesquisas sobre a materialidade do filme, ligações com o ambiente: sete obras com uma abordagem artesanal, por vezes até punk.
ROSA CANINA, Mariane Moula — Expanded cinema performance
EXTINCTION D'UNE FOSSE DE 6M2 A L'AIDE D'UN EXTINCTEUR A POUDRE DE 9KG (2022) — Workshop do Coletivo Mire com Cécile Fontaine
L'EFFET BOLDUC (2021), Aurélie Percevault
CHIYO IN BLUE, QIYUN IN PINK (2023), Erwan Tracol
PELLICULES SALEES (2022), Elodie Ferré
A QUELLE DISTANCE TOMBE LA FOUDRE? (2020), Aurélie Percevault
LES HORIZONS (2023), Antoine Ledroit
Programa Crater-lab
Um programa que inclui três curtas-metragens recentes, realizadas por membros do Crater-Lab, um laboratório de cinema dirigido por artistas, fundado em 2014 em Barcelona, Espanha, dedicado à promoção, investigação e produção de cinema experimental e arqueologia dos media. A proposta do Crater-Lab centra-se em experiências de impressão a cores, técnicas primitivas, revelação manual e conceções estruturais em formas tanto tradicionais como inovadoras de abordar possibilidades analógicas, no que diz respeito a explorações corporais e paisagísticas.
EL OCEANO ANALOGO (2022), Luis Macias
AUTORRETRATO (2021), Antonio Bértolo
DESTERRA (VINT-I-DOS) (2021), Yago Alcover
Outras sessões
©2024 Batalha Centro de Cinema. Design de website por Macedo Cannatà e programação por Bondhabits