Programa:
+Cal
--
--
--
--
Em março, o Batalha lança Passagens, a primeira publicação monográfica dedicada à prática de cinema de João Salaviza e Renée Nader Messora, dupla de cineastas que, desde 2014, desenvolve colaborativamente uma obra ímpar, das mais premiadas do cinema contemporâneo. Nos últimos anos, o casal tem-se debruçado sobre a vida e história dos Krahô, povo indígena brasileiro. Do convívio prolongado e trabalho conjunto com o povo, resultaram Chuva é Cantoria na Aldeia dos Mortos (2019), distinguido em Cannes com o Prémio do Júri, e A Flor do Buriti (2023), que terá, neste mês, a sua estreia comercial em Portugal.
Passagens trata de forma transversal preocupações, afinidades e especulações em torno da obra de Salaviza e Messora, através de ensaios de Creuza Krahô, Jacques Lemière, Joana Pimenta, Justin Jaeckle, Paz Encina, Philippe Descola, e Wellington Cançado e Renata Marquez. Na mesma sessão será apresentado, em estreia, um vídeo-ensaio homónimo, de Luísa Homem, Wellington Cançado e Renata Marquez, a partir do ensaio visual que Cançado e Marquez dedicaram à obra do duo.
A sessão contará ainda com uma conversa com os cineastas moderada pelo jornalista e crítico de cinema Vasco Câmara. Entrada gratuita, mediante levantamento de bilhete no próprio dia. Limitado a dois bilhetes por pessoa.
Outras sessões
Classificação etária
©2024 Batalha Centro de Cinema. Design de website por Macedo Cannatà e programação por Bondhabits