Programa:
Após a exibição das três primeiras curtas-metragens de Tomás Paula Marques — Sem Armas, Em Caso de Fogo e Cabra Cega — o Batalha apresenta, em estreia mundial, o filme-performance When We Dead Awaken.
Através de um exercício de fabulação crítica, Tomás Paula Marques e João Abreu transformam a Árvore das Fadas — referida no julgamento de Joana D’Arc como um elemento crucial para a sua incriminação por bruxaria — num símbolo da dissidência de género e sexualidade. Um gesto coletivo de fazer história motivado pela vontade de desenvolver uma possível arqueologia e arquivo queer.
Em sala, as artistas propõem uma projeção em 16mm a quatro mãos e uma interpretação ao vivo dos papéis que ambas assumem no filme, resultando numa multiplicação de vozes que se fazem ouvir simultaneamente dentro e fora do ecrã. Partindo do ritual da projeção de imagens, When We Dead Awaken reflete sobre a quase ausência da representação LGBTQI+ na investigação histórica, mas também sobre o papel do objeto fílmico na era pós-digital.
/
,
,
,
’
Cópia
Título original
,
,
,
,
Língua
Legendas
Performance
Criação João Abreu, Tomás Paula Marques
©2024 Batalha Centro de Cinema. Design de website por Macedo Cannatà e programação por Bondhabits