Lendo Riar Rizaldi
Este texto é um exercício para tornar transparente a forma como entro num filme. Inclui revelações de conhecimento incorporado, bem como textos, jogos, fotografias e outras obras de arte que me ajudaram a construir a minha compreensão do tempo. Na maior parte das vezes, estamos a citar-nos a nós próprios. Esta lista de leituras pode dizer mais sobre mim do que sobre os filmes de Riar Rizaldi. Ela permite-nos estudar a projeção.
Antes da crítica cinematográfica, da análise e da prosa, descansemos no estado vulnerável e íntimo do não-saber. Este momento é para o espanto, e à falta de melhores palavras.
1. Ngũgĩ wa Thiongʼo. Decolonising the Mind: the Politics of Language in African Literature. James Currey, 1986.
2. A versão guianense do arroz Jollof da minha irmã - uma receita que está agora a passar de geração em geração.
3. Lim, Bliss Cua. Translating Time : Cinema, the Fantastic, and Temporal Critique. Duke University Press, 2009.
4. Brewster. Sandra. Blur 18, 2017. Photo-based gel transfer on archival paper, Overall: 101.6 × 88.9 cm
5. Wright, Michelle M. Physics of Blackness : Beyond the Middle Passage Epistemology. University of Minnesota Press, 2015.
6. project Somewhere, In the Pause Between the Ringing. Version 9.0c, Steam, 2019.
7. Walcott, Rinaldo. The Long Emancipation: Moving Toward Black Freedom. Duke University Press, 2021.
8. Chuvas de sol ao fim da tarde que parecem orvalho da manhã.
9. Rodney, Walter. How Europe Underdeveloped Africa. Bogle -L’Ouverture Publications, 1972.
10. Ndiritu, Grace Becoming Plant. (Denmark, Norway, United Kingdom, 2022), Color / Sound, English subtitles, 49 mins 25.
Karina Griffith
Artista e investigadora, Karina Griffith usa a imagem em movimento, a performance e instalações para questionar arquivos e condições de espectatorialidade. Os seus filmes e instalações já foram exibidos em galerias e festivais internacionais, e fez curadoria de cinema e de programas interdisciplinares para o Goethe Institute, o Berlinale Forum, o Oberhausen, entre outros, tendo-se juntado à equipa curatorial do Berlinale Forum Expanded em 2021. Leciona na Berlin University of the Arts e é doutoranda no Cinema Studies Institute da Universidade de Toronto, onde a sua pesquisa sobre autoria negra no cinema alemão interage com teorias do afeto e interseccionalidade.
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